sábado, 27 de abril de 2013

Atividades sobre Aposto e Vocativo


Leia o texto a seguir, do poeta Paulo Leminski, e responda às questões de 1 a 5.

minha mãe dizia 
— ferve, água! 
— frita, ovo!
— pinga, pia!
e tudo obedecia
 (Poesia fora da estante. In: Vera Aguiar, coord. Porto Alegre: Projeto, 1995. p.104.)

1. O poema retrata algumas experiências de um garoto durante a infância. Essas experiências são
descritas por um eu lírico adulto ou criança? Justifique sua resposta com base nos tempos verbais
do 1º e 4º versos. Por um eu lírico adulto, pois os verbos estão no pretérito imperfeito e sua visão dos fatos é distanciada.

2. O poema está organizado em três estrofes: a 1ª e a última apresentam um único verso, e a 2ª é
formada por três versos introduzidos por travessão — sinal de que alguém está falando.
a) Quem é o locutor dessas falas? Justifique sua resposta com um verso do poema.
b) A que ou a quem esse locutor se dirige quando fala? À água, ao ovo e à pia.
c) Qual é a função sintática dos termos que o locutor evoca? São vocativos.
d) As ações expressas pelos verbos ferver, fritar e pingar estão relacionadas a que tipo de atividade diária do locutor? Estão relacionadas às atividades cotidianas de uma dona de casa.

3. Os elementos evocados pelo locutor na 2ª estrofe são retomados e resumidos por uma única palavra.
a) Qual é essa palavra? tudo
b) A que classe gramatical ela pertence e qual é a sua função sintática?
c) Com que termo sintático a forma verbal obedecia concorda? Concorda com o aposto tudo.

4. Em suas recordações, o eu lírico revela ter uma visão especial sobre a mãe. Ele a vê como alguém
com poderes especiais, capaz de fazer o mundo à sua volta se mover de acordo com sua vontade.
a) Que modo verbal a mãe utiliza para expressar a sua vontade? O modo imperativo.
b) Para demonstrar o poder da mãe, o poeta emprega a personificação ou prosopopeia, uma figura de linguagem que consiste em atribuir vida ou qualidades humanas a seres inanimados ou
não humanos. Identifique o verso em que tal recurso foi utilizado. e tudo obedecia

5. Indique qual ou quais dos seguintes itens traduzem melhor os significados dos “poderes” da mãe,
na visão do eu lírico.
a) Retratando uma fase de sua infância, o eu lírico demonstra o autoritarismo da mãe, que submetia tudo à sua vontade.
b) O eu lírico retrata esse período de sua infância com uma visão própria da criança, que vê nos
pais qualidades ou capacidades que ela ainda não é capaz de compreender plenamente.
c) O poema pode ser sintetizado numa única frase: “minha mãe dizia [...] e tudo obedecia”. Os
“poderes” da mãe, de acordo com a visão expressa no texto, são exercidos no momento em
É a mãe, conforme comprova o 1º verso: “minha  mãe dizia”.
É um pronome indefinido, com a função sintática  de aposto.

Fonte: Português: Linguagens — William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário